Colorir desenhos é uma atividade tão natural para as crianças como dormir e chorar. Muito mais do que formas aleatórias, colorações monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o ato de colorir é extremamente importante nos artistas de palmo e meio, incentivando o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades.
Colorir desenhos é uma atividade tão
natural para as crianças como dormir e chorar. Muito mais do que formas
aleatórias, colorações monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o ato de
colorir é extremamente importante nos artistas de palmo e meio, incentivando o
desenvolvimento de várias e essenciais capacidades.
Expressão pessoal
Expressão pessoal
Desenhar e colorir são formas de
expressão pessoal por excelência das crianças, que nem sempre conseguem
exprimir-se adequadamente através da fala ou da escrita. Vários estudos já
comprovaram que é bastante fácil perceber o que alguém está a sentir através
das imagens que desenha ou das cores que utiliza para colorir. Por exemplo, uma criança
que desenha facas, pistolas, caveiras ou outros objetos perturbantes pode estar a pedindo ajuda. Por outro lado, uma criança que desenha o sol, passarinhos, corações ou outros objetos alegres, pode estar expressando o seu contentamento. É um exercício excelente para desenvolver personalidades e deixar a criatividade fluir!
que desenha facas, pistolas, caveiras ou outros objetos perturbantes pode estar a pedindo ajuda. Por outro lado, uma criança que desenha o sol, passarinhos, corações ou outros objetos alegres, pode estar expressando o seu contentamento. É um exercício excelente para desenvolver personalidades e deixar a criatividade fluir!
Identificação das cores
A maioria das crianças tem a sua primeira (e muitas vezes única!) exposição à roda das cores e ao conceito de arte, graças às brincadeiras infantis com lápis de cor, de cera e canetinhas. Aprender a distinguir as diferentes cores bem cedo, é meio caminho andado para perceber as suas várias e corretas aplicações, bem como possíveis misturas entre cores primárias e secundárias, mais tarde.
A maioria das crianças tem a sua primeira (e muitas vezes única!) exposição à roda das cores e ao conceito de arte, graças às brincadeiras infantis com lápis de cor, de cera e canetinhas. Aprender a distinguir as diferentes cores bem cedo, é meio caminho andado para perceber as suas várias e corretas aplicações, bem como possíveis misturas entre cores primárias e secundárias, mais tarde.
Uma forma de terapia
O simples ato de colorir pode ser terapêutico para muitas crianças e é uma atividade utilizada em muitos hospitais, centros de aprendizagem e instituições para possibilitar o “descarregar” de emoções, sentimentos e frustrações. Uma criança zangada pode perfeitamente pintar o seu desenho de uma árvore toda preta, a tal ponto que a própria figura deixe de ser visível. De outra perspectiva, uma criança organizada, que gosta das coisas à sua maneira, pode colorir o seu desenho meticulosamente, sem ultrapassar qualquer linha do mesmo. Independentemente da forma como vai colorir ou desenhar, esta é uma excelente forma de acalmar as crianças.
O simples ato de colorir pode ser terapêutico para muitas crianças e é uma atividade utilizada em muitos hospitais, centros de aprendizagem e instituições para possibilitar o “descarregar” de emoções, sentimentos e frustrações. Uma criança zangada pode perfeitamente pintar o seu desenho de uma árvore toda preta, a tal ponto que a própria figura deixe de ser visível. De outra perspectiva, uma criança organizada, que gosta das coisas à sua maneira, pode colorir o seu desenho meticulosamente, sem ultrapassar qualquer linha do mesmo. Independentemente da forma como vai colorir ou desenhar, esta é uma excelente forma de acalmar as crianças.
Aprender a segurar e a controlar
Um giz de cera é, para muitas crianças, o primeiro objeto que aprendem a segurar e controlar. Dominar um giz de cera é a rampa de lançamento para conseguirem dominar as restantes ferramentas de colorir – lápis de cor, canetinhas, pincéis – e, mais tarde, os de escrita – caneta e lápis. Quanto mais bem desenvolvidas estiverem as suas capacidades de segurar e de controlar um giz de cera, mais facilitada será a sua aprendizagem mais tarde, quando começarem a escrever.
Um giz de cera é, para muitas crianças, o primeiro objeto que aprendem a segurar e controlar. Dominar um giz de cera é a rampa de lançamento para conseguirem dominar as restantes ferramentas de colorir – lápis de cor, canetinhas, pincéis – e, mais tarde, os de escrita – caneta e lápis. Quanto mais bem desenvolvidas estiverem as suas capacidades de segurar e de controlar um giz de cera, mais facilitada será a sua aprendizagem mais tarde, quando começarem a escrever.
Coordenar para pintar
O desenvolvimento da coordenação olho mão é outra grande lição que as crianças retiram das suas sessões de colorir. Desde segurar firmemente o lápis de cor ou giz de cera, a reconhecer as cores que devem ser utilizadas, até ao ato de apontar os lápis, a verdade é que colorir desenhos implica uma enorme coordenação entre os olhos e as mãos. Quanto mais praticarem, mais vão desenvolver esta aptidão tão básica para a vida.
O desenvolvimento da coordenação olho mão é outra grande lição que as crianças retiram das suas sessões de colorir. Desde segurar firmemente o lápis de cor ou giz de cera, a reconhecer as cores que devem ser utilizadas, até ao ato de apontar os lápis, a verdade é que colorir desenhos implica uma enorme coordenação entre os olhos e as mãos. Quanto mais praticarem, mais vão desenvolver esta aptidão tão básica para a vida.
Aperfeiçoamento das capacidades motoras
Colorir é divertido, não é? Pois é! Mas também é muito mais do que isso – enquanto as crianças se entretêm a colorir, interagindo com marcadores, tintas, lápis de cor, de cera e papel, estão a trabalhar e a fortalecer os músculos das mãos. Colorir exige uma coordenação básica e um esforço conjunto entre os músculos dos braços e os das mãos que, uma vez desenvolvidos, permitirão às crianças executar atividades mais exigentes, mas com dificuldade mínima.
Colorir é divertido, não é? Pois é! Mas também é muito mais do que isso – enquanto as crianças se entretêm a colorir, interagindo com marcadores, tintas, lápis de cor, de cera e papel, estão a trabalhar e a fortalecer os músculos das mãos. Colorir exige uma coordenação básica e um esforço conjunto entre os músculos dos braços e os das mãos que, uma vez desenvolvidos, permitirão às crianças executar atividades mais exigentes, mas com dificuldade mínima.
Concentração máxima
As crianças que se dedicam a 100% à coloração dos seus desenhos fazem-no na perfeição: não há espaço que fique por preencher, nem linha que tenha sido cruzada! E isto por quê? O simples ato de colorir tem a capacidade de prender a atenção de uma criança, estimulando a sua concentração máxima, mesmo face a um ambiente barulhento como uma sala de aula ou a cozinha antes da hora de jantar. Com o passar do tempo, os seus níveis de concentração vão continuar a melhorar.
As crianças que se dedicam a 100% à coloração dos seus desenhos fazem-no na perfeição: não há espaço que fique por preencher, nem linha que tenha sido cruzada! E isto por quê? O simples ato de colorir tem a capacidade de prender a atenção de uma criança, estimulando a sua concentração máxima, mesmo face a um ambiente barulhento como uma sala de aula ou a cozinha antes da hora de jantar. Com o passar do tempo, os seus níveis de concentração vão continuar a melhorar.
Estabelecer limites
Uma criança mais nova não saberá respeitar as linhas do seu desenho tão bem como uma criança mais velha que já faz um esforço enorme para colorir dentro das mesmas… mas depressa chega lá! E ainda bem! Reconhecer e respeitar estes limites (mesmo que sejam os de um desenho!) é uma excelente experiência e método de aprendizagem para aquilo que se segue: escrever letras e números nas linhas de um caderno!
Uma criança mais nova não saberá respeitar as linhas do seu desenho tão bem como uma criança mais velha que já faz um esforço enorme para colorir dentro das mesmas… mas depressa chega lá! E ainda bem! Reconhecer e respeitar estes limites (mesmo que sejam os de um desenho!) é uma excelente experiência e método de aprendizagem para aquilo que se segue: escrever letras e números nas linhas de um caderno!
Missão cumprida!
A satisfação e o sorriso na cara de qualquer criança que consegue colorir um desenho inteiro dentro das linhas é uma vitória muito importante para os pequeninos! O sentido de cumprimento, de que tudo é possível, é fundamental para as crianças porque dá motivos para se sentirem orgulhosos, capazes, confiantes e, claro, para serem congratulados pela sua comunidade mais imediata. Um sentimento de “missão cumprida” que dificilmente esquecerão.
A satisfação e o sorriso na cara de qualquer criança que consegue colorir um desenho inteiro dentro das linhas é uma vitória muito importante para os pequeninos! O sentido de cumprimento, de que tudo é possível, é fundamental para as crianças porque dá motivos para se sentirem orgulhosos, capazes, confiantes e, claro, para serem congratulados pela sua comunidade mais imediata. Um sentimento de “missão cumprida” que dificilmente esquecerão.
adorei sua reflexão e os seus trabalhos parabéns, vc está contribuindo muito para aqueles que gostam de trabalhar com crianças na educação.
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