Atenção mamães de Primeira Viagem!!!! Fique por dentro de cada etapa do trabalho de parto e saiba reconhecer os sinais reais da chegada do bebê.
Pré-parto: sinais sutis
Pode ter início 15 dias antes do nascimento ou até horas antes da chegada do bebê. Três sinais o anunciam e a gestante pode apresentar todos, alguns ou nenhum. Um deles é a contração de Braxton-Hicks, sentida a partir do sétimo mês, cuja frequência é maior na última quinzena da gravidez. São tão rápidas que as mulheres as confundem com a movimentação do bebê
A queda da barriga é outro sinal: o bebê desce e se encaixa na região pélvica.
O último sinal é a saída do tampão – um muco que bloqueia o útero e impede a entrada de bactérias vaginais. "Com a aproximação do parto, o feto pressiona o colo do útero e o tampão pode se soltar", conta o dr. Eduardo.
O bebê continua protegido pela bolsa d'água e ainda pode demorar 15 dias para nascer. Na calcinha, o tampão aparece como um corrimento amarelado ou esverdeado. É normal que contenha um pouco de sangue.
Em todos esses casos é importante ligar para o seu médico a fim de que ele acompanhe todos os sinais.
Fase latente: está quase na hora!
É nesse momento que começa de verdade o trabalho de parto. Essa fase pode durar de dois dias a duas semanas e as contrações vêm de forma irregular. "A contração ocorre para afinar o colo do útero e empurrar o bebê, alargar o canal de parto e dilatar o colo. Algumas mulheres relatam dor, outras não. Tudo depende do limiar de dor de cada uma", diz o dr. Cordioli. Nessa fase, a barriga endurece e depois relaxa. As contrações aparecem e depois somem. Avise o médico e fique de olho na evolução. Para ter certeza se está nessa fase, deite-se um pouco ou tome um banho quente. Se as contrações passarem, pode ser o que os médicos chamam de falso trabalho de parto.
Fase de transição: falta pouco
Nesse momento você deverá estar no hospital, com contrações em intervalos de 2 a 3 minutos. A fase de transição pode durar mais de duas horas, período em que a dilatação do colo do útero se aproxima dos 10 centímetros. É nesse período que a gestante recebe a analgesia (pequena dose de anestesia, que diminui a sensibilidade sem interferir nas contrações). O bebê também responde aos avisos dos hormônios maternos e começa a fazer manobras corporais para deslizar pelo canal de parto. Ele encosta o queixo no tórax, suspende um ombro e os ossos da cabeça se sobrepõem, fazendo-a diminuir de tamanho.
Fase de expulsão: vai nascer
A dilatação do colo do útero atinge 10 centímetros e a cabeça do feto estará visível pelo canal de parto. As contrações atingem sua intensidade máxima e têm duração maior, mas os intervalos passam a ser mais longos, de cinco em cinco minutos. O estágio pode durar por alguns minutos ou até 3 horas e termina com o
nascimento da criança.
nascimento da criança.
Fase de dequitação: última contração
Entre 5 e 30 minutos após o nascimento do bebê a placenta será expulsa com uma última contração forte. Nas cesáreas, é o médico quem a retira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu recadinhooooooooooo!!!