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sábado, 17 de março de 2012

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Obesidade infantil - O que os professores devem saber

Oi gente!
Hoje vamos falar sobre um assunto delicado: a obesidade Infantil.

Essa campanha de combate à obesidade infantil coordenada pelos Ministérios da Saúde e Educação, atinge apenas a rede pública de ensino, por isso vou dar algumas dicas de como estruturar um programa de combate à obesidade infantil em escolas particulares.
O primeiro passo é instruir os professores, coordenadores e demais funcionários da escola sobre o tema obesidade e suas implicações.

É preciso entender que obesidade é uma doença multifatorial e seu tratamento multidisciplinar. A função da escola é principalmente de triagem e prevenção. Dependendo da quantidade de crianças obesas pode também se propor a auxiliar no tratamento oferecendo algumas ferramentas.

No post Obesidade Infantil, trago algumas informações sobre essa doença. O ideal é convidar um profissional da saúde para dar uma palestra sobre obesidade infantil, para todos os funcionários da escola. Pode ser um endocrinologista, um nutricionista ou um profissional de educação física especializado no assunto.

Aqui vão algumas dicas que podem nortear o trabalho dos professores... Conheça o problema, entenda como e porque as crianças estão cada vez mais gordas;
  • Entenda porque dietas radicais não funcionam;
  • Entenda porque chás e remédios milagrosos não existem;
  • Entenda como a obesidade interfere no rendimento escolar;
  • O projeto contra a obesidade deve envolver toda a escola;
  • O projeto deve ser interdisciplinar;
  • Pais precisam ser envolvidos pelo projeto para que tenha melhores resultados;
  • É preciso modificar a cultura escolar no que se refere ao lanche;
  • É preciso modificar a cultura escolar no que se refere às aulas de educação física;
  • É preciso modificar a cultura escolar no que se refere às atividades permitidas no horário do intervalo;
  • É preciso ficar atento às crianças que estão acima do peso para não discriminá-las ainda mais.
Vi no Criando Crianças. Beijcoas! 

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